28 e 29 de outubro de 2020
Evento online gratuito

Apresentação

Vivemos uma revolução na oncologia torácica nos últimos dez anos. Avanços constantes em prevenção, diagnóstico e tratamento determinaram mudanças em paradigmas como sobrevida e qualidade de vida. Esses avanços dependem de incorporação de novas tecnologias. E, tecnologia em saúde limita acesso, sobretudo em sistemas de saúde amplos, heterogêneos, complexos, e em evolução, como o nosso.

Em 2019 nasce o Grupo de Oncologia Torácica (GOT) da UERJ, um grupo multidisciplinar que vem trabalhando ativamente na construção de um programa de linha de cuidado em câncer de pulmão. A estratégia do GOT inclui ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão além de estar inserido no contexto de pesquisas clínicas e estudos econômicos.

O objetivo principal do GOT é melhorar o acesso às tecnologias para os pacientes com câncer de pulmão no país, através, sobretudo, da geração e disseminação de dados e informação. Nesse sentido, promovemos em 2019 o I Simpósio de Diagnóstico, Tratamento e Acesso em Câncer de Pulmão, com a presença de cerca de 180 participantes.

Seguindo essa proposta, promoveremos em 2020 o II Simpósio de Diagnóstico , Tratamento e Acesso em Câncer de Pulmão: A implementação de uma linha de cuidado. O simpósio acontecerá no dia 28 e 29 de outubro e abordará temas relacionados aos avanços tecnológicos que norteiam o diagnóstico do câncer de pulmão, a aplicabilidade e experiência dos novos métodos dentro da realidade nacional além de discutir os principais desafios e perspectivas para a incorporação dessas novas tecnologias ao nosso sistema de saúde.

Ao longo do Simpósio apresentaremos os resultados do GOT- UERJ e esperamos agregar experiências para os projetos já em desenvolvimento e em construção.

Para emprestar a esse evento um alto padrão científico contaremos com a participação de convidados de grande relevância no cenário nacional.

Contamos com a sua participação para o sucesso desse encontro!

Tatiane Montella
Leonardo Palermo
Carlos Eduardo Lima
Rogério Rufino
Eduardo Saito

Coordenadores do Simpósio